quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Nossa Identidade Espiritual

A palavra identidade procede do latim IDENTITAS, que significa “a mesma coisa”; de IDEM, “o mesmo”, numa alteração da expressão IDEM ET IDEM, um intensificativo para IDEM. Identidade significa o que é a mesma coisa!

A geração da identidade é iniciada já na concepção e gestação de um ser humano. Quando a criança é desejada ou não, quando nasce dentro de um ambiente de aliança espiritual ou não, todos esses fatores estarão formando a identidade humana da criança. A nossa identidade humana é gerada pelos nossos pais ainda em nossa infância.

Nascimento: A geração da identidade também é transmitida no nascimento por meio da rejeição.

Infância: A geração da identidade na infância é gerada pela confiança estabelecida entre mãe e filho.

Puberdade: A geração da identidade na puberdade é reconhecida pela confiança estabelecida entre pai e filho.

Identidade é diferente de “papéis sociais”. Os papéis sociais que desempenhamos mudam conforme as circunstâncias. Identidade é aquilo que somos sempre, não importa a situação.

Algumas coisas a nosso respeito estão registradas na Terra, com os homens, com as coisas, com a natureza. Mas estes registros não contam a nossa história por completo.

A passagem de uma pessoa pela Terra fica armazenada, por onde ela passa. Existem documentos que contam coisas que nós fizemos com os homens, existem coisas ou objetos que nós tocamos e que nós convivemos que contam que nós passamos por ali, que nós os usamos, e como nós os usamos.

Existem impressões da nossa existência por toda a parte inclusive na natureza, animais que morreram para que nós vivêssemos, vegetais que tiveram sua vida e existência mudada ou interrompida pela nossa passagem, até quando nós morrermos nossa impressão será deixada na natureza, e mesmo depois de milhares de anos poderão datar a nossa morte e saber que nós passamos por aqui, e morremos aqui, por meio de um teste chamado “Carbono 14.”

Mas essa não é toda a nossa história, isso não é tudo! Nós somos mais do que impressões, nós somos mais do que um corpo, no mundo ficam as impressões do corpo, mas é no céu que ficam as impressões da alma. É lá que os registros mais profundos a nosso respeito ficam registrados, desde pensamentos até sentimentos, desde anseios, a pecados mais escondidos, até mesmo aquilo que nós já esquecemos que fizemos, ou que pensamos, ou que falamos, tudo fica registrado e nada escapa dos olhos de Deus. Olhos do céu. Podemos nunca contar nada a ninguém, mas os céus já estão sabendo! (Salmos 139).

“E não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos Daquele com quem temos de tratar”, (Hb. 4, 13).

Todas as nossas atitudes, palavras, pensamentos, costumes, até mesmo o funcionamento do nosso corpo, relacionamentos com pessoas, animais, com o próprio Deus, estão no banco de dados do céu. Tudo isso com uma única finalidade, saber exatamente quem nós somos, como nós somos! Deus sabe exatamente quem somos!

Deus criou a terra e tudo o que nela existe, e depois de ter feito tudo criou o homem. Mas o homem em determinado momento decidiu fazer aquilo que desagradou o coração de Deus. A partir deste momento ele perdeu sua identidade, a identidade espiritual.

A partir do momento que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, deixamos de ser só uma criatura.

Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para encontrarmos e alcançarmos nossa verdadeira identidade? E você sabe quem nós somos? Sabe como Deus gostaria que nós fôssemos? Se nós não sabemos nem quem somos espiritualmente, se não sabemos como Deus gostaria que nós fôssemos, nós precisamos saber mais sobre Identidade espiritual, sobre nós mesmos, e sobre o que Deus espera que nós sejamos.

Quando aceitamos o Senhor Jesus em nossas vidas, a Palavra de Deus diz que nascemos de novo, agora um ser espiritual e o nosso nome é registrado no Livro da Vida e recebemos uma nova identidade.

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”. (I Pe. 1,23)

Logo, todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! (II Coríntios 5,17).

“Mas, a todos que creram Nele e O aceitaram, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1,12).

Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20

“Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.” (At. 17,29).

Somos filhos amados de Deus! (Rm 8.16).

“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” (1 João 3,9).

Desde que aceitamos a Jesus como Salvador, começa o processo de mudança para nos tornarmos uma pessoa diferente. E Deus nos dá recursos para mudar o que somos.

A partir da experiência de estar em Cristo, pelo poder sobrenatural de Deus, o Espírito Santo opera em nós as mudanças necessárias para uma vida agradável ao Senhor. Essa é a proposta de Deus para nossa mudança.

Pessoas de Identidade espiritual são conhecidas de Deus, íntimas do Mestre Jesus, porque Deus não se relaciona com estranhos.

Para descobrirmos nossa identidade espiritual, devemos e precisamos olhar para Cristo, nosso modelo, e compararmos a nós. Somos parecidos com Ele? Para não perder a identidade de verdadeiros filhos de Deus.

Para entendermos o que é identidade espiritual precisamos saber que ela é o conjunto de informações do meu histórico na Terra e no céu que dizem quem sou. Ou seja, não adianta eu dizer que sou alguém se meu passado, presente e futuro contam outra história. Cada um de nós temos uma história, o mundo conta a história olhando para trás, ou para o passado. Deus conta a história de uma pessoa olhando o passado, o presente e o futuro.

A identidade espiritual quando entendida pode se tornar uma ferramenta que nos ajudará a mudar nosso presente, atualizar nosso futuro em Deus, e apagar todos os pecados do passado através da Cruz.

É na intimidade que conhecemos quem é quem; é na intimidade que o que está coberto fica descoberto. Jesus ao acessar o banco de dados do céu, viu que aquelas pessoas não eram o que aparentavam ser; às vezes temos fé, mas não temos um nome. Nome fala de intimidade, as pessoas se conhecem pelo nome. No céu ninguém entra sem ter um nome. Nome é símbolo de Identidade espiritual, e isso é tão sério que no céu teremos um novo nome, dado por Aquele que tem intimidade para dar nomes. Nós podemos até ter sido alvos de um milagre, mas se não tivermos um nome, não entraremos no céu.

Dar nome fala de intimidade; Adão convivia com os animais do Éden por isso, podia dar nome a eles. Deus só dará nome para aqueles que convivem com Ele. Será o nosso segredo com Deus; só temos segredos com aquele que temos confiança, intimidade.

Só você e Deus saberão qual é esse nome. Deus deu nome à João Batista, Deus deu nome à Jesus, Deus dará um nome a nós! O nome fala de quem nós somos, e sempre vem do Pai, nunca do Filho, ou seja, nosso nome espiritual revela quem é nosso pai.

Uma das questões mais relevantes da vida, gira em torno da compreensão da identidade de cada um de nós. Somos criados por Deus, o artista mais criativo do universo, que nos fez a cada um com um design único.

Somos obra de Deus, criados com uma identidade própria para cumprir um propósito aqui na terra. A partir do conhecimento de Deus, conseguimos compreender a nossa identidade e o propósito pelo qual somos como somos, e para qual finalidade existimos.

A identidade que recebemos quando nossa mente se abre para as coisas invisíveis, que nos faz perder as características humanas e nos leva a agir como verdadeiros extraterrestres, a identidade divina, é essa que deveríamos guardar como o tesouro escondido no campo.

Reconhecemos a nossa identidade? Ou melhor, conhecemos a nossa identidade em Cristo? Somos Sal e Luz? Ou nós, não somos? O que nós somos? Quem somos nós?

•Nova criatura (1 Pe 1.23)

•Crucificados com Cristo (Rom 6.6-8)

•Reconciliados (Rm 5.10)

•Livres de condenação (Rm 8.1)

•Amados (Jo 3.16)

•Perfeitos em Deus (Cl 2.10)

•Perdoados (Cl 1.13-14)

•Salvos para sempre (Ef 2.8)

•Vencedor (Rm 8.37)

•Morto para o pecado (Rm 6.11)

•Escolhidos (Jo 15.16)

•Livres (Gl 4.7)

Não é possível entender a nossa identidade em Cristo sem antes, conhecê-lo. Então é primordial que nós conheçamos a história do nosso Salvador e meditemos na Bíblia, pois as Escrituras Sagradas são vivas e Deus fala conosco através delas.

Todo ser humano possui dentro de si uma profundidade que é o seu mistério íntimo e pessoal. Trata-se do eu original, aquele lugar santo, intocável, onde reside o lado mais positivo da pessoa. É aqui onde a pessoa encontra a sua identidade pessoal, dentro do coração, na dimensão mais verdadeira de si, da sede das decisões vitais, lugar das riquezas pessoais, onde ela vive o melhor de si mesma, onde se encontram os dinamismos do seu crescimento, de onde partem as suas aspirações e desejos fundamentais, onde percebe as dimensões do absoluto e do infinito da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página