terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

"O Anjo das Mil Faces"

“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (II Cor, 11,14).

Quem não se lembra de “O Homem das Mil Faces”? O ator Lon Chaney ficou conhecido como “O Homem das Mil Faces” por sua incrível habilidade de se transformar nas mais estranhas criaturas, usando a maquilagem e a capacidade que ele tinha de contorcer seu corpo. Às vezes ficava difícil reconhecê-lo em alguns disfarces como “O Corcunda de Notre Dame” ou “O Fantasma da Ópera”, dois de seus papéis mais famosos no tempo em que trabalhava para a Universal Filmes.

E “As Sete Faces do Dr. Lao”? Transformando-se em seis diferentes figuras míticas: o Pan, protetor dos animais e dos bosques; a Medusa, com sua cabeça cheia de serpentes e que só pode ser vista através de um espelho; o mágico Merlin, já um pouco enferrujado, mas sempre usando sua mágica para o bem; o Abominável Homem das Neves; uma Serpente Gigante que visa refletir as imperfeições das pessoas e o adivinho Apolônio de Tiania. Dr. Lao acaba usando seus personagens para mudar a vida das pessoas, fazendo com que vejam a verdade e com que enxerguem melhor seus problemas.

Satanás, com seu engano e seus ardis, também procura mudar a vida das pessoas, fazendo com que vejam a mentira e se iludam com a verdade, trazendo problemas para os homens, nos seus personagens fictícios.

De onde veio Satanás? A Bíblia diz em Apocalipse 12:7-9 “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”

O que causou a queda de Satanás? A Bíblia diz em Ezequiel 28,17: “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.”

Satanás, cujo nome era "Luz da Alva", antes de se rebelar, queria ser igual a Deus. A Bíblia diz em Isaías 14,14: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo."

A Bíblia afirma que Satanás, a fim de enganar, transforma-se até mesmo em anjo de luz! Podemos então chamá-lo, de “O Anjo das Mil Faces”. Sua primeira imitação, seu primeiro papel e disfarce que não deu certo, foi “ser igual a Deus.”

Depois, travestiu-se, numa serpente sagaz. (vemos aqui, claramente, sua covardia, não se apresentando como é na realidade).

Na verdade, Satanás não passa de um hipócrita. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis, ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Todos os artistas são considerados então, hipócritas. E, Satanás é um deles! Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

No tempo dos Juízes, por exemplo, vimo-lo no Templo de Dagon, disfarçando-se principalmente no deus protetor da agricultura. Os filisteus atribuíam a ele a dádiva da chuva e a de uma grande colheita. Sua imagem, por sua vez, compunha-se de metade peixe e metade homem, denotando a origem marítima desse povo, oriundo da ilha de Creta.

Satanás não mudou em nada. Só não continua protagonizando na história humana, porque o verdadeiro protagonista, aquele que desempenha ou ocupa o primeiro lugar no papel de destaque na criação, é Deus! No decorrer da história, mudaram-se apenas os nomes e as datas, mas Satanás continua o mesmo. Há uma lista significativa de demônios (representantes de Satanás, que não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo), que eram adorados no velho testamento, assim como no novo, que mantém as características e as mesmas estratégias até hoje, que cegaram e cegam o entendimento de muitos. Ouvimos falar de Sereias, Serapiões, Nereu, Nemo, entre outros, como Tritão, Poseidon, etc.

A Bíblia diz: “E disse Deus: Produza a terra alma vivente, conforme a sua espécie; gado e répteis, e bestas-feras da terra, conforme a sua espécie. E assim foi." (Gn. 1,24). O que passar disso, é aberração espiritual, um despropósito, uma anomalia criada ilusoriamente por Satanás. Deus criou cada animal segundo a sua espécie: elefante, boi, macaco, cavalo, etc. Satanás como sempre, colocando-se no lugar do criador, faz estas aberrações, esta monstruosidade. Daí surge o homem-peixe, o minotauro, o lobisomem, Homem-elefante, homem-morcego, Homem-Aranha, centauro, gnomos, duendes, fadas-madrinhas, boto, boitatá, mula-sem-cabeça, fênix, dragões, faunos, cíclopes, Unicórnio, Cérbero, Chupacabra, fantasmas, assombração, Pégaso, medusa, sátiro, sereia, vampiro, Nemo, etc. E, porque não,  "A procura de Nemo", "os extraterrestres!" Trata-se apenas de aberrações espirituais, para desonrar e denegrir a imagem de Deus, o Criador, e humilhar o homem, imagem e semelhança de Deus.

A Bíblia ainda diz “Nos quais o deus deste século (Satanás), cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a Luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (II Cor. 4, 4). Como tudo aquilo que ele faz é imperfeito, primeiro ele venda os olhos de seus pretendentes, escondendo a verdade atrás de uma mentira, ilusão, etc. Satanás nunca será perfeito; Nada dele é real. Pura ilusão, cópia, máscara, fantasia. Satanás só trabalha com papel carbono. Cópias desbotadas procurando manchar, conspurcar, aviltar e desonrar a imagem de Deus no homem. Perfeição é só com Deus.

Mas, todos nós, como dizem as Escrituras Sagradas, com o rosto descoberta, refletindo, como um espelho, a Glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (Pr. Maurício de Souza Lino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página