sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Reino Invisível de Deus

A vinda do prometido Messias era a inauguração oficial do Reino de Deus entre os homens da terra. Quando Cristo, o príncipe da paz, veio a nós como Representante máximo do Pai, o Rei eterno, estendeu seu reinado, absoluto no céu, à terra.

Como Representante de Deus e também da humanidade, Cristo veio, ao mesmo tempo, restabelecer de forma plena a lei de Deus na terra, bem como reconquistar para o ser humano aquilo que havia perdido devido à entrada do pecado no mundo.

Desta forma, o Rei deste Reino resgatou de novo a cidadania que havia sido manchada pelo pecado. Ele nos comprou com Seu próprio sangue, derramado no Calvário para nossa redenção e expiação do nosso pecado.

Jesus restaurou esse Reino perdido, onde a reconciliação com Deus é alcançada, a morte espiritual é vencida e a comunhão espiritual é restabelecida. Reino invisível, mas real, perceptível.

"Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados." (Colossenses 1:13-14)

Os cristãos foram resgatados das trevas espirituais e trazidos para o Reino do Filho amado, que é caracterizado pelo amor de Deus. Dentro deste Reino, os cristãos encontram redenção, que é representada pelo perdão dos pecados por meio do sacrifício de Cristo na cruz.

É a transformação espiritual que ocorre na vida dos cristãos quando eles aceitam a mensagem do evangelho e são libertos do poder das trevas e da condenação do pecado. Eles são transferidos para um novo domínio espiritual, o Reino de Deus, onde encontram redenção e reconciliação com Deus através do amor e sacrifício de Jesus Cristo.

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”.

Essa dispensação é conhecida como “milênio” ou a “era do reino”. Nesse tempo, os santos em Cristo receberão a autoridade sobre as nações conforme lemos em Apocalipse 2.26,27:

“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá…”.

Nestes textos podemos contemplar aquele tempo, em que iremos reinar com nosso Senhor Jesus, quando Ele vier e estabelecer Seu reino aqui nessa terra por um período de mil anos. Ele será o Rei dos reis, porque nós, seremos seus reis sobre os reinos desse mundo.

O conceito do "Reino Invisível de Deus" é uma noção teológica e espiritual presente em várias religiões e filosofias, mas é mais frequentemente associado ao Cristianismo, em particular ao Cristianismo protestante. Ele se refere ao domínio espiritual e divino de Deus, que está além da percepção sensorial humana e, portanto, é "invisível".

Invisibilidade como aspecto espiritual: A ideia fundamental por trás do "Reino Invisível de Deus" é que a presença de Deus e o seu domínio transcendem o mundo físico e estão além da capacidade humana de perceber através dos sentidos. Ele é percebido espiritualmente e requer fé e crença na existência desse reino invisível.

Jesus e o Reino de Deus: A noção do Reino Invisível de Deus está profundamente enraizada nos ensinamentos de Jesus Cristo. Ele falava frequentemente sobre o "Reino de Deus" em seus sermões e parábolas. Ele explicou que esse reino não era de natureza terrena, mas espiritual. Jesus encorajou as pessoas a buscar esse reino em seus corações e a viver de acordo com seus princípios espirituais.

A transformação espiritual: A compreensão desse reino invisível muitas vezes implica uma transformação interior e uma mudança espiritual na vida das pessoas. Ela envolve a busca da justiça, do amor, da paz e da virtude, em consonância com os ensinamentos de Jesus, com a esperança de que, através dessa transformação espiritual, os indivíduos possam experimentar o Reino de Deus.

Relação com a oração e a meditação: A conexão com o Reino Invisível de Deus frequentemente envolve práticas como a oração e a meditação. Essas atividades são consideradas meios de se conectar espiritualmente com o divino e sintonizar-se com a presença de Deus no nível invisível.

Além do Cristianismo: Embora o conceito do Reino Invisível de Deus seja mais proeminente no Cristianismo, ideias semelhantes sobre a existência de um reino espiritual e invisível estão presentes em outras religiões e filosofias, cada uma com suas próprias interpretações e práticas.

Natureza do Reino Invisível: O Reino Invisível de Deus é geralmente concebido como um domínio espiritual, onde Deus governa de forma suprema e onde as leis espirituais e morais prevalecem.

O Papel da Fé: A crença na existência do Reino Invisível é fundamental. A fé é vista como o meio pelo qual os indivíduos podem se conectar com esse reino, mesmo que não possam vê-lo ou tocá-lo. A fé é considerada uma virtude, e a confiança em Deus e no Reino Invisível é vista como uma fonte de conforto, esperança e propósito na vida.

Moralidade e Ética: A ideia do Reino Invisível muitas vezes está intrinsecamente ligada a princípios morais e éticos. Os ensinamentos espirituais e morais são considerados como diretrizes para viver em conformidade com o Reino de Deus. Isso pode incluir valores como amor ao próximo, perdão, justiça e compaixão.

Relação com a Vida Terrena: Embora o Reino Invisível seja visto como transcendendo o mundo material, a maioria das tradições religiosas enfatiza a importância de viver de maneira que reflita a ética desse reino na vida cotidiana. Isso implica que as ações e escolhas dos indivíduos têm consequências espirituais e morais no Reino Invisível.

Busca Espiritual: Muitas pessoas buscam uma conexão mais profunda com o Reino Invisível através de práticas espirituais, como a oração, a meditação, a contemplação e o estudo religioso. Essas práticas são vistas como formas de abrir um canal de comunicação com Deus e de sintonizar a mente e o coração com o divino.

Esperança e Redenção: O conceito do Reino Invisível muitas vezes oferece esperança de redenção e salvação. É visto como um lugar de paz, alegria e reconciliação, onde a fidelidade pode encontrar descanso espiritual e eternidade com Deus.

Interpretações diversas: Embora o termo "Reino Invisível de Deus" seja frequentemente associado ao Cristianismo, as interpretações variam entre diferentes denominações e tradições religiosas. Cada grupo pode ter suas próprias perspectivas e entendimentos específicos desse conceito.

O Reino Invisível de Deus é um conceito espiritual que transcende a realidade física e enfatiza a fé, a moralidade e a busca de uma conexão profunda com o divino. Ele muitas vezes é descrito como eterno e divino, não sujeito às limitações e imperfeições do mundo físico. Desempenha um papel central nas crenças e práticas de muitas tradições religiosas e é considerado um objetivo espiritual fundamental para muitos crentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página