É possível saber como será nossa vida no céu? O que faremos na eternidade? Como vai ser o nosso corpo e a nossa consciência? Será que reconheceremos as pessoas que fizeram parte da nossa vida aqui na Terra? Teremos vontades, sentimentos e emoções? Você pode até não saber, mas a Bíblia fala muito mais sobre a eternidade do que se imagina.
Nós somos influenciados pelo que vemos em filmes, livros e, principalmente, na religião, com isso passamos a acreditar em ideias que nem sempre são as mais corretas sobre a eternidade. A maioria das pessoas enxergam o céu como um lugar de repouso, monótono, sem muita coisa para se fazer. Elas veem a eternidade como um spa ou um asilo. Mas será que este é o céu que a Bíblia diz que iremos depois de morrer? Com certeza, não! Por isso, neste vídeo, eu vou te mostrar como deverá ser a vida do cristão ao lado de Jesus na glória eterna.
Em primeiro lugar, vamos falar sobre como será o nosso corpo no céu. Em 1 João 3:2, a Bíblia nos garante que seremos semelhantes a Jesus, e que, assim como Ele, também teremos um corpo glorificado. Veja o que o apóstolo Paulo disse sobre isso:
“A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso.” (Filipenses 3:20,21).
Isso quer dizer que teremos um corpo que não se cansa, não sente dor, não envelhece e não morre (1 Coríntios 15:48-53). Sendo assim, esse novo corpo poderá assumir mais de uma característica humana. Jesus se manifestou em diferentes formas após sua ressurreição (Marcos 16:12; João 21:12), às vezes sendo reconhecido (Marcos 16:9,10; Lucas 24:30-31; Mateus 28: 9,10), às vezes não (Lucas 24:15,16; João 21:4).
Outra característica impressionante desse corpo é a forma como ele se deslocará de um lugar para o outro. Jesus simplesmente desapareceu da presença de dois discípulos (Lucas 24:31) e, pouco tempo depois, apareceu dentro de uma sala que estava com as portas trancadas (Lucas 24:36).
Mas isso não quer dizer que esse corpo será uma espécie de espírito, que não pode ser tocado. Ele também será de carne e osso! Como podemos ter certeza disso? Basta se lembrar de que, assim que ressuscitou, Jesus pediu para que seus discípulos o tocassem (Lucas 24:38,39). Ele também bebeu e comeu com seus amigos depois que deixou a sepultura. (Atos 10:40,41).
Resumindo: ao que tudo indica, teremos um corpo físico que não está preso ao tempo, pois não se desgasta e nem envelhece; ele não está preso à matéria, pois pode tanto atravessar uma parede como encostar nela; e ele também não está preso ao espaço, pois pode se deslocar de um lugar para o outro independente da distância. Poderemos comer, andar e respirar, sem depender de alimento, gravidade ou oxigênio. Você consegue se imaginar em um corpo assim?
E o que a Bíblia diz sobre como será a nossa consciência lá no céu? Será que reconheceremos as pessoas que fizeram parte da nossa história aqui na Terra?
Apesar de a Bíblia dizer em Isaías 65:17 que no céu não haverá lembrança das coisas passadas, e nem memória delas, ela não fala dos relacionamentos que tivemos com as pessoas aqui, mas sim das angústias, tristezas e sofrimentos. Nós não sofreremos uma lavagem cerebral assim que chegarmos à eternidade! Nós seremos, sim, perfeitos e continuaremos tendo personalidade e identidade própria, tendo plena consciência de quem somos e de quem são as outras pessoas (Mateus 8:11; Mateus 26:29; João 14:1-3).E o mais impressionante é que a Bíblia diz que conheceremos a Deus da mesma forma como Ele nos conhece. Você consegue imaginar o quanto isso será maravilhoso?
Mas, e quanto aos nossos sentimentos? Será que teremos vontades e emoções na eternidade? Sim, teremos, pois a Bíblia garante que o céu é um lugar de prazer e alegria eterna. Veja o que o salmista disse:
“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.” (Salmos 16:11)
Na verdade, a Palavra de Deus nos mostra em Apocalipse 21:5 que, no céu, só experimentaremos coisas novas - muito melhores e maiores do que qualquer coisa que possamos vivenciar neste mundo.
Além de tudo isso, outra coisa que irá nos surpreender no céu são as coisas que faremos e veremos por lá. Ruas de ouro, portões e muralhas de pedras preciosas (Apocalipse 21) são apenas algumas das coisas do lugar onde Deus nos espera. Falando em Deus, a Bíblia também afirma que a glória dEle é tão grande, tão maravilhosa, que não precisaremos do sol para vivermos na luz o tempo todo.
E tem mais: está escrito que, assim que chegarmos ao céu, receberemos o nosso galardão, ou seja, a recompensa pelas boas obras que realizamos enquanto vivemos aqui na Terra. Sim, a salvação nos foi dada pela graça, independente das nossas obras (Efésios 2:8-9). Mas o galardão será fruto do nosso trabalho para o Reino (1 Coríntios 3:8; 1 Coríntios 3:11-15). Não sabemos como serão essas recompensas, mas conhecendo o poder e o amor de Deus por nós, podemos ter certeza de que serão coisas maravilhosas, que nem conseguimos imaginar.
E, diferente do que existe aqui na Terra, não haverá nenhum sentimento de inveja por aquilo que os outros receberão, ou até mesmo de tristeza por causa daqueles que não serão salvos. E a razão pela qual estaremos plenamente satisfeitos é porque teremos a certeza e a alegria de saber que Deus foi perfeitamente justo. O apóstolo Pedro escreveu: “Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.” (2 Pedro 3:13)
Mas, apesar de todas estas possibilidades parecerem incríveis aos nossos olhos, é preciso que fique muito claro que, mesmo assim, estamos imaginando coisas infinitamente menores às que iremos encontrar ao lado de Deus! Além disso, Jesus nos mostrou que nenhuma renúncia que fizermos neste mundo será grande demais perto daquilo que iremos herdar no céu. (Mateus 19:21)
Diante disso, reflita por um momento: Será que ainda vale a pena continuar vivendo no pecado, sabendo que ele nos manterá longe da presença de Deus? Será que vale a pena rejeitar a salvação para viver os poucos prazeres passageiros desta terra? A Bíblia diz:
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más” (João 3:16-19).
Então, meu irmão, se você quer passar a eternidade no céu, ao lado de Deus, convivendo com Jesus e todos aqueles homens e mulheres da Bíblia, você precisa se arrepender dos seus pecados e entregar a sua vida a Cristo. Só assim você será liberto da condenação no inferno e se tornará herdeiro do Reino do céu! (Pr. Antonio Junior).
Nenhum comentário:
Postar um comentário