A ficção científica se tornou realidade em 20 de julho de 1969, quando os astronautas estadunidenses, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, colocaram os pés na lua, depois de quatro dias de viagem a bordo do Apollo 11.
"Sobre o progresso da ciência e da técnica, o que mais impressiona é ver que não se trata de sonhos: a ficção científica se torna realidade. A reflexão se curva especialmente sobre o homem: quem é este ser capaz de tanto? Tão pequeno, tão frágil, tão semelhante ao animal, que não transforma e não supera por si só os confins dos próprios instintos naturais, e assim tão superior, tão dono das coisas, tão vitorioso sobre o tempo e sobre o espaço? Quem somos nós?
O homem, esta criatura de Deus, mais do que a lua misteriosa, está no centro deste feito, que se revela. Revela-se gigante. Revela-se divino, não em si, mas no seu princípio e no seu destino. Honra ao homem, honra à sua dignidade, ao seu espírito e à sua vida."(Papa Paulo VI, 1969).
Buzz Aldrin |
"Eu sou a videira, vós as varas: quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer."
Diz o astronauta no livro que publicou em 1973, “Regresso à Terra", e recordou nestes dias, no jornal "USA Today", o pastor Mark Cooper, do Templo Presbiteriano de Webster, Texas, onde assistia Aldrin.
Sobre a superfície lunar, o astronauta presbiteriano trazia consigo uma lâmina de ouro em que tinha escrito alguns versículos do Salmo 8,3-4:
"Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés".
Aldrin colocou essa lâmina sobre a superfície do satélite e regressou à nave.
No entanto, os astronautas foram forçados a realizar todas as suas "práticas religiosas" com grande discrição, pois a NASA não viu estes gestos com bons olhos.
Um ano antes, em 1968, a missão Apollo 8, tinha atingido o seu objetivo ao orbitar a lua dez vezes durante vinte horas.
Era véspera de natal, dez da noite, e os seus três tripulantes, Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders, fizeram uma surpreendente ligação ao vivo através dos canais de televisão de todo o mundo:
"Estamos perto da lua e a todos os que nos seguem a partir da Terra, a tripulação da Apollo 8 tem uma mensagem que gostaria de compartilhar: "No princípio, Deus criou o céu e da Terra", começou a ler Anders. Tratava-se do início do livro de Gênesis, e os três astronautas prosseguiram a sua leitura em três turnos até ao versículo 15:
"E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite". Boa noite, Feliz Natal e que Deus vos abençoe a todos, foi a conclusão de sua ligação direta.
Este gesto enfureceu Madalyn Murray O'Hair, uma conhecida ativista ateia que processou NASA. O auto foi indeferido pelo Supremo Tribunal, mas a agência espacial exigiu aos seus astronautas, desde então, uma maior discrição.
Todavia as advertências da agência espacial não amedrontaram os astronautas.
Em Janeiro de 1971, dois dos membros da tripulação da Apollo 14, Shepard e Mitchell, depositaram na superfície lunar um pacote contendo uma Bíblia em microfilme e o primeiro versículo de Gênesis em 16 idiomas.
Seis meses mais tarde, durante a missão Apollo 15, James B. Irwin, depois de andar na lua, disse: "senti o poder de Deus como nunca senti antes."
Em 1998, John Glenn, que voltou ao espaço após 36 anos, disse: "Para mim é impossível contemplar toda a criação e não crer em Deus."
Referência para Pesquisa:
__________________. A Fé dos Astronautas. 2009. Disponível em:https://iqc.pt/index.phpoption=com_content&view=article&id=911:graca-i-a-dispensacao-da-graca-misterio-ou-profecia-continuacao&catid=35&Itemid=56. Acesso em: 20 ago. 2020.
FRACCALVIERI, Bianca. A Ficção Científica se Torna Realidade. 2019. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2019-07/papa-paulo-vi-angelus-missao-apolo-lua.html. Acesso em: 20 ago. 2020.
Imagens:
Igreja em Quinta do Conde
Nenhum comentário:
Postar um comentário