sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ló, Figura do Cristão Diante do Tribunal de Cristo.

“...Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo” (Rm. 14:10). “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal” (2 Cor. 5:10).

Estes versos dizem respeito somente aos cristãos. A Bíblia diz, em Hb. 9:27: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo...” Até mesmo um cristão salvo não poderá escapar do julgamento. Quem não é salvo vai ser julgado no Trono Branco (fé mais obras, após a Grande Tribulação, segundo Ap. 20:11-13) e quem é salvo vai ser julgado no Tribunal de Cristo (fé somente) após o Arrebatamento. Esse julgamento é descrito na 1 Cor. 3:11-15:

“Mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”.

O cristão, filho de Deus, vai comparecer diante de Cristo.  O que nos aguarda no Tribunal de Cristo:

”Mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Cor. 3:11-14).

Notem que a pessoa não vai ser queimada. Suas obras é que o serão.

Notem que o fogo vai provar a obra de cada um, conforme a qualidade, pois o Senhor, no julgamento, estará interessado na qualidade e não no autor da obra.

Antes de tudo, quem é um legítimo filho de Deus já depositou toda a sua confiança em Cristo como Salvador. Somente é salvo aquele que confia exclusivamente na obra de Cristo na cruz para chegar ao céu.

O termo “cristão” trata-se de um pecador remido, o qual confia exclusivamente nos méritos de Cristo para alcançar o céu. Não se refere a um “membro de igreja”, nem a alguém que foi “batizado”, nada disso. “Cristão” aqui significa aquele que não confia em si mesmo, nem nos santos, nem na obra de mediadores humanos, mas única e exclusivamente na obra de Cristo no Calvário. Estamos falando de um pecador salvo, que tudo abandonou para seguir a Cristo como seu discípulo. Não falo de quem confia no seu caráter reto, em sua “vida exemplar”, nas suas “boas obras”, nada disso. Refiro-me a quem confia somente em Cristo, em mais ninguém e em mais nada, para ser salvo do inferno.

A quem é salvo, um filho de Deus, uma coisa que jamais vai acontecer é “ir queimar no inferno”. Muitas coisas ruins poderão lhe acontecer: ele pode ser assaltado e morto, pode perder o cônjuge que tanto ama, perder os filhos, perder sua casa, exatamente como qualquer pecador não salvo.

Uma pessoa que realmente aceitou Jesus Cristo e Nele confia totalmente para ser salvo, jamais vai cair no fogo do inferno. Vai sofrer muito, aqui mesmo, sofrerá tentações, mas Deus vai levá-lo para o lar celestial, se perseverar na prática do amor.

Mas não pense que pode fazer e acontecer, pois o castigo temporal divino é tenebroso, segundo Hb. 10:31; 12:28; I Jo. 1,9. Então, ficamos sabendo que as obras do cristão podem se queimar, mas ele escapará ileso do fogo eterno.

No Velho Testamento lemos sobre o caso de Ló, que perdeu tudo pelo fogo, na destruição de Sodoma e Gomorra, mas escapou ileso com as duas filhas. Sua mulher teve saudades da terra do pecado e acabou se transformando numa estátua de sal. Ló representa um cristão salvo diante do Tribunal de Cristo.

Nenhum filho de Deus, que confia exclusivamente na obra de Cristo na cruz, deve alimentar qualquer receio de ir para o inferno ou de perder bênçãos.

As bênçãos são fruto de uma vida reta, de um bom testemunho diante dos membros da comunidade. O cristão pode ter medo de perder a vida, a saúde, a família, os amigos, a estabilidade financeira adquirida com honestidade, mas nunca deve temer a perda da salvação, se realmente confia na obra de Cristo na cruz.

Todos os cristãos vão comparecer diante do Tribunal de Cristo e caso as suas obras não forem de ouro, prata e pedras preciosas, serão queimadas no fogo. _ E qual seria a obra garantida contra esses “olhos como chama de fogo”, num “rosto brilhando como o sol na sua força”, o de Cristo, conforme Ap. 1:14-15? _ Qualquer obra que seja executada exclusivamente por amor de Cristo.

Em Mt. 22:37 Ele diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento”.

Infelizmente isso nunca é claramente ensinado nos seminários, nem nas Escolas Dominicais, onde se perde um tempo precioso chapinhando no Velho Testamento, esquecendo os evangelhos e as Cartas de Paulo. Vamos perguntar: a obra de um bom pregador vale ouro? Respondemos: Se ele pregar de graça, exclusivamente por amor a Cristo, sem receber salário algum, claro que sim! Que ele arranje um trabalho secular para sustentar a família e dedique os dias de folga à pregação do evangelho. Cristo disse aos seus discípulos: “...de graça recebestes, de graça daí”. Hoje em dia muitos pastores até se autointitulam “apóstolos”, mas ninguém quer trabalhar de graça! Que os pastores, os oficiais da igreja e os professores da EBD façam o trabalho por amor a Cristo, a fim de efetuar obras de ouro!

Muitos cristãos costumam dizer: “Se eu conseguir chegar ao céu, isso já vai me dar uma enorme alegria.” Ledo engano! Imagine o que alguém vai sentir quando, ao regressar de uma viagem, encontrar a sua casa completamente reduzida a cinzas... Vai ficar feliz? Pois o mesmo vai acontecer diante do Tribunal de Cristo! E ali a sensação de perda será infinitamente maior! Em Ap. 19:8, lemos:

“E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos”.

Em Ap. 16:15, lemos: “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas”.

Na 1 Jo. 2:28, lemos: “E agora, filhinhos, permanecei Nele; para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por Ele na sua vinda”.

Isso nos leva a crer que o filho de Deus é quem deve confeccionar o seu traje para comparecer diante do Senhor. Isso nada tem a ver com a salvação, pois, “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt. 3:5).

Em Ef. 2:10 lemos: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.

Então quando somos salvos, devemos praticar boas obras para a confecção de nossas vestes, a fim de com elas nos apresentarmos diante do Tribunal de Cristo.

Imagine você desfilando completamente no traje em que veio ao mundo por uma avenida de sua cidade! Os nudistas fazem isso, mas eles geralmente correm, e nunca andam devagar. Ou então tiram fotos deitados, a fim de faturar dinheiro e/ou fama na imprensa.

Nunca será demais repetir a 1 Cor. 3:11:15:

“Mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (Dr. Peter Ruckman - http://solascriptura-tt.org).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página