domingo, 17 de maio de 2020

Jesus, o ADVOGADO dos Advogados


“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” (1 João 2:1)

O versículo lido inicia falando do tratamento do apóstolo João para com a igreja: “meus filhinhos”, porque é assim que o Senhor nos trata, de uma forma carinhosa, amorosa.

E a palavra inicia advertindo nossas vidas: “não pequeis”. Porquê? Porque Deus ama o pecador, mas aborrece o pecado. E o pecado é a barreira que impede a aproximação a Deus.

“MAS SE ALGUÉM PECAR TEMOS UM ADVOGADO”

A palavra nos diz que “todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus”, mas o Senhor Deus conhecendo tudo isto, providencia da eternidade um advogado.

Porque a palavra dá esse tratamento ao Senhor Jesus como “Advogado”? Porque o Advogado é o único que tem acesso ao Juiz.

Por ser o homem pecador, ele precisa de um advogado para com o Pai.

I Tim. 2:5 “Porquê há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”.

Há algumas características que identificam Jesus como o nosso Advogado:

1) Advogados entram em cena quando uma lei é quebrada.

Se não houve a quebra da lei, não tem porque se falar em advogados. Esse também era o pensamento do apóstolo João. Para ele a quebra da lei, que justificava a entrada em cena de Jesus como um advogado, era o pecado.

Na verdade, esse “se” é retórico. Porque a Bíblia nos adverte que todos nós somos culpados de pecado e precisamos de um advogado.
Eis o retrato da raça humana nesta e nas gerações passadas. Somos culpados e precisamos de um advogado...

2) Advogados entram em cena quando são contratados.

Na lei terrena quando o homem é acusado de ter cometido algum delito, ele precisa contratar um advogado, mesmo sendo ele inocente, pois quem vai tratar de sua causa? O advogado. Alguém precisa requerer os seus serviços. Esse é um ponto surpreendente sobre Jesus...

O seu ministério como nosso advogado foi algo concebido por Deus. JESUS é o Advogado constituído por aquele que foi ofendido (Deus), não para defesa própria, mas para defender os réus (eu e você).
Assim também é o homem diante de Deus, pois ele por si só não pode justificar-se, precisa de um intermediador para com o Pai.

3) Para se ter um advogado é preciso pagar.

Jesus pagou o preço, derramando seu sangue na cruz, para sermos justificados diante do Pai.

4) O réu precisa ter total confiança no seu advogado, ou seja, o advogado de defesa procura passar para seu cliente essa confiança.

Assim também é o Senhor Jesus, ele inspira total confiança, nele podemos confiar, porque ele é vencedor e nele não há derrotas.

5) Nós sabemos que muitos advogados por mais habilidosos que sejam, eles podem perder a causa de seu cliente.

Mas a palavra é cheia de exemplos mostrando que Jesus nunca perdeu uma causa! Àquele que foi a Jesus foi bem defendido.

6) O réu não pode esconder nada de seu advogado, precisa contar os mínimos detalhes dos acontecimentos.

O homem precisa confessar seus pecados ao Senhor Jesus: “se com tua boca confessares teus pecados, será salvo”.

7) Tudo que o réu entregar a seu advogado como defesa ficará sobre sua responsabilidade e sendo de total sigilo.

Quando o homem entrega seus problemas, suas culpas, aquilo que tem pesado em sua consciência, são banidos pelo sangue de Jesus, e não mais o acusador do homem tem com que o condenar: “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.

UMA CAUSA PERDIDA

Há causas que são mais difíceis do que outras. Alguns advogados quando percebem que se trata de um caso muito difícil prefere não aceitar; outros se sentem desafiados e enfrenta a situação com coragem.

Jesus recebeu mais que uma causa difícil. Ele recebeu uma causa impossível: a nossa defesa!

Não há argumento capaz de nos inocentar diante de Deus! A verdade é que somos realmente culpados. Não há palavra capaz de sensibilizar o juiz ou mesmo amenizar a pena à qual estamos sujeitos. Não há nada de bom a dizer em nosso favor! Ainda assim, Jesus assumiu nosso caso.

É nesse ponto que se revela a grandeza do amor de Deus e superioridade de Cristo como o maior advogado de toda a história humana.

Jesus é um advogado incomparavelmente superior ao melhor de todos os advogados que já existiram. Por quê?

Porque diante da causa perdida, Ele cumpriu a pena no lugar dos réus que defendia. Era esse o único caminho para nos salvar e Ele não hesitou!

Tendo nas mãos uma causa perdida, Jesus, em concordância com Deus Pai, decidiu assumir para Si mesmo a pena que deveria ser cumprida pelos réus (eu e você). Você precisa de um advogado como esse!

Você não precisa de alguém que apenas fale bem de você ou elogie seus pontos fortes diante do juiz. Não adianta nada um advogado que apenas tente influenciar a decisão do júri. Não é suficiente!

Você precisa de um Advogado que ame você ao ponto de assumir sua pena Ele mesmo. Você precisa de um Advogado perfeito, e o nome Dele é Jesus. Ele é o Advogado das causas perdidas.

Ele não tem qualquer preconceito contra os seus crimes e pecados, porque Ele não irá defendê-lo com argumentos jurídicos. Simplesmente, Ele se ofereceu para cumprir a pena em seu lugar. Então, nenhuma condenação restará para aqueles que têm a Jesus como seu Advogado.

Exemplo prático. Vamos ao 1º caso concreto (estudantes do direito sabem muito bem o que é isso...) da mulher pecadora:

Certa vez Jesus foi chamado para opinar em um julgamento. Uma mulher havia sido flagrada em adultério e a lei dizia que ela deveria ser apedrejada. Os homens que levaram esse caso a Jesus armaram uma cilada. Se Jesus concordasse com a execução da mulher poderia ser acusado de rebeldia contra Roma, a quem pertencia o direito de tirar a vida; Se Ele discordasse da execução poderia ser acusado de herege, pois teria rejeitado a lei de Moisés.

Aqueles homens estavam se utilizando da lei e brincando com a vida de uma pessoa apenas para provar uma tese. Não havia amor no coração deles.

O que dizia a lei: a lei mandava a matar, ou seja, pela lei ela já estava condenada. Mas Jesus entra em cena com o poder da sua palavra e em defesa dela argumenta o seguinte:

Quem não tem pecado atire a primeira pedra!
_____________________________________________________________________

Uma pequena pausa...

Imagino naquele neste momento os acusadores, um por um, soltando as pedras de suas mãos e voltando de cabeça baixa pelo mesmo caminho de onde vieram...
_____________________________________________________________________

Com esse argumento de defesa Jesus repreendeu os acusadores ganhando aquela causa, e disse a mulher depois que seus acusadores foram embora: “vai e não peques mais”. Ou seja, o Senhor Jesus só não defende a causa do homem, mas mostra-lhe o caminho da santidade.

Se nós estivéssemos falando de gente sem moral e sem ética, pairaria uma dúvida quanto ao empenho desse advogado. Mas basta lembrar-se da cruz para que a dúvida desapareça. Ele empenhou-se até a morte!

Hoje você ainda se encontra sentado no banco dos réus. As algemas ainda estão presas aos seus pulsos: algemas do rancor, algemas da ira, algemas da desconfiança, algemas do medo, algemas da angústia, algemas da obsessão, algemas do ciúme doentio, algemas da tristeza profunda, algemas da falta de sentido para a vida - você até já se acostumou com elas.

Mas, cedo ou tarde, você será chamado a pagar pelo crime cometido. Você precisa do advogado Jesus! Ele é capaz de livrá-lo tanto das algemas quanto da condenação que pesa sobre você. Como isso é possível?

É preciso aceitar que Jesus se torne seu Advogado pessoal.

Não importa se Ele é o advogado do seu irmão, da sua filha ou dos seus pais! É preciso que você O aceite como seu Advogado pessoal. Só dessa maneira suas algemas serão quebradas e sua condenação anulada.

É preciso confiar em Cristo e entregar sua vida nas mãos Dele. É preciso crer que Ele é capaz de defendê-lo e confessar isso com sua boca.

" Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. " (Rm. 10:9)

O tribunal no céu

Componentes fundamentais em um Tribunal:
1) Juiz (Deus)
2) Advogado (Jesus)
3) Promotor (Satanás)
4) Réu (eu e você)

Caso Concreto 2 – Os que não aceitaram Jesus como seu advogado pessoal:

Imagine você de aproximando do Tribunal Supremo do Céu...

O Promotor (Satanás) expõe para o Justo Juiz (Deus) todos os seus pecados, todos os seus erros (que são muitos...).

O Juiz faz a seguinte pergunta para o advogado dos Advogados (Jesus): Você conhece esta pessoa meu Filho?

Jesus responde: não o (a) conheço, Pai!

Você (réu) abrirá a boca para se justificar: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? (Mateus 7:22)
_____________________________________________________________________

Uma pequena pausa...
Isso é religião... não vemos aqui aceitação de Jesus como seu salvador. Podemos notar aqui uma vida de aparências.
_____________________________________________________________________

O Advogado Jesus confirmará: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade! (Mateus 7:23)

O Juiz profere a sentença: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. (Mt. 25:41) E bate o martelo!

Caso Concreto 3 – Os que aceitaram Jesus como seu advogado pessoal:

Imagine você de aproximando do Tribunal Supremo do Céu...

O Promotor (Satanás) expõe para o Justo Juiz (Deus) todos os seus pecados, todos os seus erros (que são muitos...).

O Juiz faz a seguinte pergunta para o advogado dos Advogados (Jesus): Você conhece esta pessoa?

O advogado Jesus, apontando o dedo indicador para você (com as mãos já cicatrizadas pelos pregos do Gólgota) responde: Conheço sim, Pai... este homem (ou mulher) se arrependeu dos seus pecados, me aceitou como seu único e suficiente salvador e creu no meu sacrifício. Diante das lutas e das adversidades não negou o meu nome! Foi fiel até a morte! Combateu o bom combate!

O Juiz profere a sentença: vinde, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. E bate o martelo!

Eu aceitei Jesus como meu advogado pessoal! E você?

Hoje é dia de libertação!

A paz do Senhor Jesus a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página