domingo, 30 de abril de 2023

Meu Currículo Celestial

Currículo significa “carreira de vida”. Serve para descrever a trajetória de uma pessoa. É seu cartão de apresentação. Refere-se ao conjunto de experiências de uma pessoa, entre elas as laborais (profissionais), as educacionais (formação) e as vivenciais. De posse dessas informações, o recrutador identifica com clareza e rapidez, quem é que se apresenta para o cargo.


Quero meditar sobre a carreira de vida que devemos apresentar como cristãos, daqueles que foram alcançados e separados pelo grande recrutador, Jesus de Nazaré. Qual nosso cartão de apresentação, os conhecimentos adquiridos e as experiências que acumulamos para a prática cristã nesta terra.


Certo dia quando fui apresentado para proferir uma palestra na instituição onde trabalho, ouvi antes, a leitura de meu currículo. Para surpresa minha, uma lista enorme! No meio da leitura, percebi o quanto Deus tem sido bom para mim, o quanto Ele tem me dado e agraciado!


Vou olhar o currículo de Deus, o espiritual. E Ele me deixou um currículo extenso. Ele mesmo me chamou a fazer isso. Sim, no céu está meu currículo; o céu é o meu currículo. Meu currículo inclui vagas nas estrelas! Com Deus me concedendo um currículo assim, posso confiar meu futuro com toda certeza!


O meu currículo é o reflexo da obra de Deus em minha vida. É importante lembrar das coisas que Ele já fez por mim, como Ele me chamou e me salvou da condenação eterna. Isso deve-me motivar a buscar um relacionamento mais íntimo com Ele e a buscar cada vez mais a Sua vontade em minha vida. Nele está incluído as experiências que tenho na prática da fé, como o tempo que dedico à oração e ao estudo da Bíblia; as oportunidades que tenho de servir ao próximo, de compartilhar o amor de Deus com outras pessoas. O meu currículo celestial é composto por momentos em que servi a Deus e ao próximo, por decisões que tomei com base nos ensinamentos de Cristo, por momentos em que me arrependi e busquei a redenção, por ações que demonstraram amor e compaixão, entre outras coisas. É a representação de minha vida e da minha caminhada com Deus, minhas experiências e conhecimentos adquiridos são importantes, mas o que realmente importa é como utilizo esses recursos para a glória de Deus.


Tudo isso deve ser visto como uma formação constante, que me capacita para os desafios que enfrento diariamente.


Ao olhar para o currículo de Deus, posso ver Sua fidelidade, amor, perdão e misericórdia ao longo da história da humanidade. Posso ver Seu poder em ação e como Ele tem cumprido Suas promessas em minha vida. Posso ver a vida e o ministério de Jesus, Seu sacrifício na cruz e a salvação que oferece a todos nós.


Ao seguir a vontade de Deus com dedicação à Sua obra, acrescento linhas valiosas nesse currículo celestial. Participar da sua obra me proporciona experiências únicas e valiosas que podem ser utilizadas para servir a Ele e a outros.


É imprescindível buscar crescer na relação com Deus e utilizar os dons e habilidades para servi-lo, e ao próximo. Devo sempre lembrar que, independentemente de meu passado, Deus tem um plano e um propósito para minha vida, e Ele é capaz de transformar minhas experiências em algo valioso para Sua obra. Buscar a vontade de Deus e contribuir para o Seu reino, acrescenta linhas valiosas em meu currículo celestial.


Deus é um Deus de amor, misericórdia e perdão, e Ele está disposto a me ajudar a construir um currículo celestial valioso quando me dedico à Sua obra e sigo a Sua vontade.


Não sou perfeito e ainda tenho muito a aprender e a crescer na fé, mas posso confiar em Deus, que é o meu orientador e guia, e buscar aprimorar cada vez mais esse currículo espiritual.


Pergunto: quantos grãos existem em uma espiga de milho? Algumas pessoas podem encontrar significado espiritual na relação entre os grãos de uma espiga de milho e os dons que Deus nos dá. Por exemplo, assim como numa única espiga de milho pode ter de 600 a 800 grãos, cada um representando uma bênção, talento ou dom dado por Deus, cada pessoa também pode ter muitos dons e habilidades diferentes. Além disso, assim como a espiga de milho precisa ser cultivada e cuidada para produzir seus grãos, nossos dons também precisam ser desenvolvidos e aprimorados para que possamos usá-los da melhor maneira possível. E, assim como os grãos de uma espiga de milho podem ser usados para alimentar e sustentar as pessoas, nossos dons também podem ser usados para ajudar e servir aos outros.
Cristão “espiga de milho” é ver para crer! Que riqueza de graça em seus grãos. Muitos grãos, muitos dons. Deus dá com liberalidade! Deus se encarregou de meu currículo.


É importante lembrar que cada pessoa tem seus próprios dons e habilidades únicas, e que todos são igualmente valiosos e importantes para Deus. Cabe a nós descobrir e desenvolver esses dons, para que possamos usá-los para o bem da humanidade e para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página