terça-feira, 12 de julho de 2022

Cisternas Rachadas


"O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a Fonte de Água Viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água” (Jeremias 2,13)

O Ativismo é uma das marcas de nossa sociedade. Nunca a agenda do ser humano esteve tão cheia de atividades quanto nos dias atuais. A dificuldade com esse perfil atual é que o ser humano tem perdido sua identidade. O homem ao invés de ser reconhecido entre nós por aquilo que é, tem se tornado naquilo que faz. Quando perguntado sobre o que ele é, logo responde qual atividade profissional que desenvolve: “mecânico”, “engenheiro”, “do lar”, “estudante”, etc.

O resultado desse ativismo é que o ser humano acredita que fazendo algo poderá resolver todas as suas dificuldades até mesmo preencher os anseios mais profundos de seu ser. Assim as atividades acabam se tornando os substitutos de Deus, para não dizer os seus ídolos.

A falta de compromisso com Deus é justificada pelos compromissos com as atividades que desenvolve na escola, no trabalho ou mesmo em casa. O pior em todo esse contexto é que o ser humano não percebe que quanto mais preenche sua vida de atividades, mais vazio e sem significância torna-se seu viver.

Podemos chamar essa situação de “trocar Deus, a Fonte de Água Viva, por cisternas rachadas, que não retêm água”. Enquanto corre em busca de significado para sua existência, se afasta da única atividade que poderia conceder-lhe verdadeira satisfação, que é o desenvolvimento de seu relacionamento com Deus.

Olhando para sua agenda, há atividades que tem sido uma cisterna rachada? Há situações em sua vida que se repetem há anos, e que não têm solucionado a inquietação de sua alma? Será que não chegou a hora de você trocar sua cisterna rachada, que não retém a alegria do Espírito, pela Fonte de Água Viva que é Deus?

Já é mais que hora de deixarmos o ativismo de lado, e nos envolvermos mais em nosso relacionamento com Deus através da oração, leitura bíblica.

Que Deus te abençoe e sacie sua sede espiritual enquanto você desenvolve um relacionamento pessoal e intimo com o seu Salvador, Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página