sábado, 19 de março de 2022

A Última Trombeta!

Não vamos ficar confusos com as diferentes trombetas e acabar misturando aquilo que é para a Igreja com aquilo que é para Israel e o mundo.  

O Arrebatamento da Igreja, só será percebido porque milhões de pessoas desaparecerão repentinamente da face da terra (os salvos). Cristo não será visível nesse momento para os que aqui ficarem, pois essa ainda não é a Segunda Vinda de Cristo à terra, e sim o evento do Arrebatamento da Igreja, que durará Sete anos (sete anos com Cristo, fora da terra).

O arrebatamento da Igreja acontecerá ao soar da "última trombeta", por Deus; e não pelas sete trombetas do juízo, tocadas por anjos.

A trombeta tocada por Deus é a última para o período da Igreja na terra que se encerra com o arrebatamento.

"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (1 Cor. 15,52). O Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" I Tess. 4,16. "Porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz" (Jo. 5, 28-29). "Os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, viverão" Jo. 5,25.

Esta trombeta de Deus, no entanto, deve ser ouvida pelos santos, que por isso devem ser reunidos para o Senhor; chamará todos os santos de todos os tempos para a casa do Pai.

Nesta primeira ressurreição, somente os cristãos ouvirão essa voz e sairão. Será "a última trombeta", no que diz respeito à assembleia na terra. A trombeta de Deus é ouvida, e este é um testemunho divino declarado. O grande brado será identificado como a voz do mesmo Senhor. A voz de Arcanjo Miguel e a trombeta de Deus, como se Jesus comandasse toda a ação, dando um brado, o arcanjo passando esse brado adiante e a trombeta de Deus tocando. Primeiro o próprio Senhor quem descerá do céu com um grito. É uma vinda pessoal e real de nosso Senhor em forma corpórea. Não será uma visão ou aparição, mas uma vinda corpórea do próprio bendito Senhor.

"E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro", isto é, eles ressuscitarão antes que os vivos sejam arrebatados, a fim de que todos possam ser levados juntos.

I Coríntios 15,52 fornece o fato de que "nós seremos transformados". Pois se os mortos são ressuscitados incorruptíveis, então nossa condição deve, naturalmente, se conformar com a deles em incorruptibilidade e imortalidade.

Nesta primeira ressurreição e arrebatamento, o Senhor Jesus deixará o Seu trono e, vindo do céu (da casa do Pai), aparecerá nos ares. Ele não virá de maneira visível sobre a terra, mas permanecerá na atmosfera superior. As almas dos que dormiram nEle O acompanharão, como provavelmente também o Arcanjo Miguel. Então serão ressuscitados primeiro os corpos dos que morreram em Cristo. Logo a seguir, os corpos dos que ainda estiverem vivos serão transformados. Então a Igreja será arrebatada coletivamente ao encontro do Senhor nos ares, entre nuvens, e Ele levará Sua noiva para a casa do Pai. A Igreja terá então deixado seu lugar na terra. Tudo isso naturalmente acontecerá numa fração de segundos.

Sem dúvida, isso se refere diretamente à nossa condição corporal, enquanto 1 João 3,2 acrescenta:
"Seremos semelhantes a ele, porque assim como é o veremos". Isto é, naturalmente, muito mais do que corporal, mas moral e espiritual conforme a Sua imagem. "Então nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares."

Em perfeito uníssono, assim todos os santos irão encontrá-lo. Maravilhosa alegria mesmo! Nas mesmas nuvens que uma vez obscureceram o céu da terra, encontraremos a ele e na atmosfera acima do nível da Terra. Deixe o mundo discutir sobre a impossibilidade física desta grande perspectiva. Experimentaremos isso enquanto eles cansam suas mentes e línguas com especulações ociosas e perguntas incrédulas.

Assim estaremos sempre com o Senhor. Isto é claro o suficiente para que nossa porção seja eternamente celestial — na casa do Pai, com o Senhor, onde ele está, para não deixar a sua presença novamente para voltar a viver na terra, como alguns imaginaram. Certamente haverá um povo terrestre, mas aqueles que foram levados por nosso Senhor ao céu, a casa do Pai, terão o céu como sua morada permanente.

A trombeta de Deus trará bênção para os que morreram em Cristo e os que estiverem vivos.
A trombeta de Deus para o arrebatamento anuncia a conclusão da era da graça. Trata-se da trombeta da salvação. No seu som temos a salvação, o perdão e a vitória do Evangelho.

Ela ressoa principalmente para a Igreja, mas também para Israel, no sentido de que então o remanescente será reunido.

Todos nós cristãos, precisamos estar atentos para o soar da última trombeta, pois ela anunciará a nossa redenção e a nossa vitória final. O toque da última trombeta anunciará a partida da Igreja do Senhor desta terra, para encontrarmos com o Senhor nos ares e para sempre estaremos com Deus!

Devemos lembrar que no momento em que o Senhor Jesus der a ordem para a ressurreição e para o arrebatamento da Sua Igreja, a dispensação da graça terminará. Então o "corpo de Cristo" estará completo, e o Pentecostes em sentido inverso (a retirada do Espírito Santo) acontecerá e a Igreja será levada para o céu.

A Segunda Vinda de Cristo, só ocorrerá após sete anos de arrebatada à Igreja (7 anos de governo impio na Terra). Depois, na segunda ressurreição, 

"E Ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus" (Mt 24,31).

A trombeta será tocada por anjos quando recolherem os eleitos de Deus, que serão os verdadeiros israelitas de todas as tribos que ficaram espalhados pelo mundo. Nada a ver com cristãos aqui.

Se alguém perguntasse "Quem está tocando?", os anjos responderiam: "Somos nós, os anjos". Eles estarão cumprindo aquilo que o Senhor sempre quis fazer antes de forma muito específica para com seu povo terreno, Israel:

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?" (Lc 13,34).

As sete trombetas do Apocalipse são de uma ordem diferente, pois são trombetas de juízo, dando um testemunho claro a um mundo em rebelião contra Deus.
 
A "sétima trombeta" do anjo trará o anúncio do estabelecimento do Reino terrenal de nosso Senhor Jesus Cristo e nada fala de santos sendo arrebatados da terra:  

"E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Ap 11,15).

O reino milenar será estabelecido com a morte dos bodes e as boas vindas às ovelhas que deram abrigo aos "pequeninos irmãos" do Senhor. Serão estas duas classes que habitarão a terra por mil anos.

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mt 25,34).

As trombetas tocadas pelos anjos, são todas trombetas de juízo sobre o mundo das nações que rejeitou a Cristo. Além disso, os vinte e quatro anciãos (a Igreja em Ap 4.9-11), já se encontra no céu por ocasião da sétima trombeta e anunciam a volta de Jesus e Seu reino (Ap 11.15-17ss).

As próximas trombetas soadas no livro de Apocalipse são todas numeradas de um a sete e são soadas, não por Deus, mas por anjos. Com isso fica muito claro que se alguém ouvir uma trombeta tocar e perguntar "Quem é?", e a resposta for "Deus", então é a "última trombeta" de 1 Coríntios 15,52 que pelo evento descrito mostra ser a mesma trombeta de 1 Tessalonicenses 4,16, a trombeta de Deus. Esta nada tem a ver com a sétima trombeta.

Se prestar bem atenção no que diz a Palavra de Deus, verá que essa será uma classe de pessoas escolhidas "desde a fundação do mundo", para um reino preparado também "desde a fundação do mundo". No entanto a Igreja foi assegurada de ter sido escolhida "antes da fundação do mundo". Só isso deveria ser suficiente para uma alma sincera saber que não passará pela grande tribulação.

Um povo é o povo terreno de Deus e sua esperança, bênçãos e expectativas estão na terra: "A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde na fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá" (Ap 17,8).

O outro é o povo celestial cuja esperança, bênçãos e expectativas estão nos lugares celestiais:

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor" (Ef 1,3-4). "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação [tribulação] que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra" (Ap 3,10).

O próprio Senhor – como Sumo Sacerdote da Sua Igreja – tocará a trombeta, porque ela estará na Sua mão. Ele mesmo chamará os Seus para casa. Ele mesmo dará a ordem e o sinal para a retirada da Sua Igreja.

A trombeta é chamada de “trombeta de Deus”, e Jesus Cristo é Deus. No Antigo Testamento apenas os sacerdotes podiam tocar as trombetas. E Jesus é o Sumo Sacerdote, não um anjo qualquer. As sete trombetas de juízo são empunhadas e tocadas por anjos. Por isso, deve haver uma diferença entre a trombeta do arrebatamento e as sete trombetas de juízo.

A palavra trombeta aparece cerca de 115 vezes nas Escrituras Sagradas. A matéria prima destes instrumentos, chifres de Carneiros, ou prata batida. As trombetas de prata tinham duas finalidades:

1ª Anunciar a santa convocação”. Para as santas convocações, a mesma era tocada sempre no sétimo. “Sétimo Dia, Sétima, Semanas, Sétimo Mês, Sétimo Ano. Nas ocasiões de semanas meses e anos, as trombetas começavam a tocarem desde o primeiro dia e se prolongava pelo período previsto, Semana, Mês ou ano.

2ª Anunciar Partidas. Quanto a partida, mesmo assim precisavam estarem reunidos para subirem da terra onde estavam”.

1ª – Convocar, para adorarem, para se santificarem.
2ª – Para Partirem...de onde estavam, rumo ao destino que Deus lhes reservaria.
3ª – Para se lançarem em Batalhas.

O arrebatamento para todos os efeitos trata-se de um toque de convocação, um chamado literalmente aos escolhidos.

Seu toque é preciso, por que anuncia a vinda do Senhor. Esse toque não pode se incerto (I Cor 14,8). É acompanhado do brado do Arcanjo Miguel, em seguida vem o som da trombeta, rasgando os céus.

A trombeta do arrebatamento será o instrumento da santa convocação. Anunciará nossa partida.

Quanto a guerra... isso fica para sua volta depois dos sete anos de domínio do Anticristo. Período este conhecido como a Grande Tribulação.

O toque desta trombeta está relacionado a Chamado e convocação por duas razões:

1ª Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (Fp 4.16). Ouvirão em suas catacumbas e delas se erguerão já transmutados em corpos incorruptíveis. Este toque para eles simboliza “o chamado”.

2ª Os cristãos que ficarem vivos, serão conduzidos aos ares, e em pleno ar, seremos transformados. Para nós este toque simboliza uma convocação literal.

Haverá um toque de trombeta relacionado aos cristãos e ao desaparecimento dos mesmos desta atmosfera terrestre.

O toque da Trombeta do Arrebatamento, será ouvido pelos santos remidos lavados e purificados no sacrifício da cruz.

O arrebatamento da igreja (um translado sem morte para os vivos) será a qualquer hora, a qualquer momento. Num abrir e fechar de olhos! 

“Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por Ele em paz, imaculados e inculpáveis” 2 Pe. 3,14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página