quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Única versão de nós mesmos: Jesus!

Muito embora muitos de nós estejamos afundados em nossos comportamentos equivocados, Jesus, em Sua misericórdia, tem o olhar de esperança para a pessoa que 
 seremos ao aceitá-Lo como Senhor e Salvador.
Em certa ocasião, Ele disse aos seus discípulos, “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito”. Se buscar a perfeição é o mesmo que buscar ser “a melhor versão de si mesmo”, a meta coerente com o que o Senhor nos ensina é ser a melhor versão de mim mesmo”. é a isso que Deus nos chama. Trato a mim mesmo assim como trato às pessoas ao meu redor, com respeito, amor, cuidado. Amar ao próximo como a si mesmo.

A melhor versão de nós só pode ser conseguida se deixarmos Deus nos mudar pelo poder do Seu Espírito Santo. Se deixarmos o Espírito nos moldar, cresceremos espiritualmente, seremos uma pessoa mais feliz, porque mais conforme à imagem do nosso Criador. A melhor versão de nós, é aquela que se parece com Jesus! É a única!

Estamos em processo, construindo e nos tornando aos poucos, a única versão de nós mesmos. Na verdade, quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, decidimos ser a única versão de nós mesmos… 

E é essa a nossa única versão, a da pessoa que se arrepende, que é justificada pela fé, e o Espírito Santo nos capacita para termos uma relação correta com Deus. 

Quando escolhemos ser a única versão de nós mesmos, deixamos de ser vítimas das circunstancias da vida e nos tornamos protagonistas da nossa própria história. Deixamos de buscar culpados pelas coisas que ocorrem conosco e com o todo e percebemos o nosso papel dentro desta sociedade. A nossa história é única. 

Entretanto, infelizmente, muitos não tomam a grande decisão de mudar e continuam vivendo na versão velha, perdendo a oportunidade oferecida. 

Deus não nos dá novas versões Dele mesmo. O comando principal não é da atualização, e sim uma restauração do sistema, uma volta ao original. As marcas de uma nova criatura deverão aparecer na medida em que conhecemos mais Aquele que nos criou. Para uma geração que tem sede pela novidade, o Senhor nos confronta com o antigo e isso não é sinônimo de tradicionalismo ou rigidez, e sim a volta de princípios inegociáveis, o que faz com que o projeto de Deus, original, seja sempre melhor. 

As Escrituras Sagradas afirmam, que no princípio Deus fez o homem sem pecado e com o propósito de viver em família e para Sua glória porque todos seriam a imagem e semelhança do nosso Pai. Infelizmente o homem pecou e se afastou de Deus, com isso nós tentamos, em vão, nos aperfeiçoarmos cada dia mais. Buscamos ser a melhor versão de nós mesmos, mas poucos realmente conseguem alcançar este objetivo. Precisamos ser a única versão de Deus que pudermos, e nossa única versão é aquela que mais se parece com o Senhor Jesus. Jesus diz: Sem Mim, nada podeis fazer! Apostemos na nossa única versão: Jesus! 

Para isso, precisamos conhecê-lo, imitá-lo e nos fortalecer para darmos continuidade a esse projeto através da oração e comunhão com o próximo. Voltar ao original ou restaurar o nosso sistema só é possível através do sangue de Jesus derramado na cruz do calvário que nos aproxima do nosso Pai e que através do seu Espírito Santo nos molda para sermos a nossa única versão, aquela que Ele mesmo idealizou. Tudo que Deus faz é bom, perfeito e agradável e, assim sendo, precisamos confiar. 

Voltar ao plano original de Deus implica em renúncia. Esse único caminho para sermos nós mesmos não será o mais fácil do mundo. No entanto, o que fará a diferença será a nossa atitude, a nossa conversão. Ao decidir a nossa única versão, é hora de começar a trabalhar para alcançá-la. Dobrar os joelhos, calçar as sandálias do evangelho da paz, e mãos à obra! Deus tem enorme preocupação conosco e sempre olha para a nossa única versão. 

Quantas versões nós temos? Quantas versões realmente somos? Somos únicos e irrepetíveis! Efésios 4, 17-32: 

A VERSÃO ANTIGA: 

Vaidade dos nossos próprios pensamentos. 

Obscurecidos de entendimento. 

Alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivemos. 

Dureza do nosso coração. 

Se corrompe segundo as concupiscências do engano. 

A ÚNICA VERSÃO: 

Não foi assim (como os gentios depravados) que aprendestes a Cristo. 

O tendes ouvido e nele fostes instruídos. 

Vos renoveis no espírito do vosso entendimento. 

O novo homem criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. 

Jesus nos restaurou e hoje somos a única versão de nós mesmos. 

Obrigado, Deus, por nos ajudar a ser uma versão única de nós mesmos a cada dia. 

“Eu não sou quem eu gostaria de ser; eu não sou quem eu poderia ser, ainda, eu não sou quem eu deveria ser. Mas graças a Deus eu não sou mais quem eu era!” (Martin Luther King).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página