domingo, 14 de janeiro de 2024

O Filho de Deus, Jesus, é a Ponte!

“Respondeu Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim (João 14:6).

A Sky Bridge 721 é a ponte para pedestres mais longa do mundo, e foi construída na República Tcheca, na vila Dolní Morava. A ponte atravessa um vale, a 95 metros de altura e tem 721 metros de comprimento. E a segunda ponte para pedestres mais longa do mundo, está sobre o Rio Paiva, ao norte de Portugal e tem 516 metros de extensão, a 175 metros acima do rio. Finalmente, a terceira maior é a passarela Charles Kuonen, nos Alpes Suíços, que tem 494 metros de comprimento.

As primeiras pontes que se tem registro em nosso mundo, foram construídas 4000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia e no Egito. Desde que o homem entendeu que uma ponte pode conectar dois pontos que não estão conectados, esta tem sido uma alternativa muito utilizada.

Lembro-me então que Jesus também foi a ponte que conectou o homem com Deus. Depois do pecado e da separação entre Deus e os homens, Jesus veio a este mundo e Ele é a ponte que nos conecta novamente com Deus.

No entanto, lembro-me também que Jesus não é apenas a ponte da minha salvação. Ele também é a ponte entre o homem que eu sou e o que eu devo ser, porque através Dele eu sou transformado.

Ele também é a ponte entre onde estou agora e onde estarei em minha carreira profissional. Ele também é a ponte entre minha decepção com alguém e o perdão que devo dar a essa pessoa. Ele é a ponte entre meu problema e a solução.

Finalmente, Jesus é a ponte em todas as diferentes situações que estarei enfrentando durante minha passagem nesta vida.

Seja qual for a situação que você está vivendo agora mesmo, lembre-se: Jesus é a ponte.
A subida de Jesus ao céu não é vista como uma separação definitiva. Jesus não passou para uma outra dimensão, para junto de Deus, sem mais possibilidade de comunicação. Isso, sim, criaria sofrimento e tristeza nos seus amigos!

Jesus, subindo ao céu depois de ressuscitado, criou uma ponte. Toda a sua vida foi dedicada em colocar as bases dessa ponte entre a realidade de Deus e a realidade dos homens, que parecem sempre tão incomunicáveis e distantes.

Quantas vezes também para nós a realidade de Deus parece distante e quase inexistente. São tantas as preocupações que temos na margem da nossa vida, que pensar em Deus às vezes parece inútil e, para muitos, é uma perda de tempo.

Jesus ressuscitado que sobe ao céu é como uma ponte construída para chegar até Deus.
A nossa tarefa como cristão é ser ponte entre quem busca Deus e o próprio Deus. Parece difícil e às vezes impossível, mas é justamente por isso que Jesus sempre nos dá a promessa de uma força que vem do alto. É o Espírito Santo – e não somente as nossas fracas forças humanas – que nos transforma em pontes vivas.

Na vida você sempre terá o poder de decidir se quer erguer barreiras ou construir pontes. São decisões diárias que somente você pode fazer. Em relação à sua vida espiritual, decida seguir pelo caminho que Jesus Cristo abriu para você. O passo fundamental é recebê-Lo como seu Salvador, Senhor e Mestre. Esse é o Caminho que te conduz à presença de Deus.

Somos pontes não somente para quem está próximo de nós, mas para todos com os quais nos encontramos e para os quais somos enviados, até os confins da terra.

Para que possamos iniciar um novo relacionamento ou consolidar os que já temos é necessário quebrar barreiras. Pode ser a barreira da indiferença, das diferenças, da distância ou das inconveniências.

O fato é que não se constrói pontes sem transpor as dificuldades que se erguem diante do desafio de construir os caminhos para a unidade.

Você já atravessou uma ponte muito grande? Imagine se não existissem pontes. Fica claro que o principal objetivo de sua criação é nos levar de um lado para o outro. Pois assim é Jesus: uma linda e única ponte que nos leva a Deus.

Não existe outro caminho. Alguns pensam que basta trilhar o caminho da bondade, da justiça própria, do esforço, do sacrifício. Pensam que podem criar seus próprios caminhos.
Mas, segundo as Escrituras, tudo isso é em vão, sem Jesus. Não tente ir por atalhos, siga logo pelo caminho certo. Convide Jesus para ocupar o centro de sua vida e Ele se tornará o Caminho que te conduz a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página