"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguem verá o Senhor." Hebreus 12:14
Não se pode dizer que santidade é algo da moda. A aparência anêmica e incapaz dos ídolos católicos desestimulam a geração saúde. Mas não é assim que a Bíblia vê a santificação. Nesta passagem os que se santificam são como atletas vencedores em uma grande corrida.
No verso onze homens e mulheres de todas as épocas anteriores que se santificaram são vistos como heróis, e no verso que examinamos, os leitores são exortados a se esforçar. Esse verso nos leva a três estatutos importantes:
É possível ser santo. Apesar de vivermos em um mundo dominado pelo pecado, em nenhum momento da passagem que examinamos aparece alguma dúvida sobre a possibilidade de sermos santos. Não que isso seja uma tarefa fácil, mas é certamente uma tarefa compensadora, já que aquele que é santo pode ver o Senhor na glória futura, e certamente nesta vida. A falta de santidade impede nossa percepção espiritual mas a santidade a aguça.
É preciso esforçar-se para ser santo. Que tipo de esforço seria necessário? Primeiro é o esforço da perseverança (v. 1). Em muitos momentos seremos tentados a desanimar de cansasso, então somos exortados a olhar para Jesus e assim perseverarmos. Depois há o esforço de suportar as dificuldades da vida como a disciplina que um pai dá ao filho para que ele melhore.
O esforço para santificar-se é tanto quanto para viver em paz. Há muita gente que procura a paz hoje em dia, mas poucos procuram a santificação. A paz é, certamente o cumprimento prático do maior mandamento que é amar ao próximo. Ainda que o mundo ache esse mandamento importante, é preciso saber que amor sem santidade não funciona.
E como nos santificamos? "...livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseveran-ça a corrida que nos é proposta." Hb 12:1.
Ore agora para que você possa se santificar e desta forma ver o Senhor, no futuro e hoje também. Ore para que você possa perseverar na santificação
José Bernardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário