domingo, 19 de maio de 2024

Decadência do Universo

 
A ideia da decadência do universo devido ao pecado é uma perspectiva que emerge principalmente de uma visão teológica, particularmente na tradição judaico-cristã. Esta visão sugere que o universo, originalmente criado perfeito por Deus, começou a decair como resultado do pecado humano. Este conceito tem raízes profundas em textos bíblicos e teológicos, influenciando a compreensão de muitos sobre a condição atual do mundo. O impacto da queda do homem no Eden afetou todas as partes do universo.

É preciso dizer que absolutamente tudo de errado em nosso mundo é por causa do pecado. Se não houvesse pecado, não haveria nada errado. Se não houvesse pecado, tudo seria muito bom. Tudo criado nos céus, tudo criado na terra seria muito bom, como no sexto dia.

Mas, por causa do pecado, tudo é muito ruim. Desde guerras mundiais, terrorismo, assassinatos em massa, assassinatos em série, acidentes de avião, acidentes de automóvel, incêndios, mutilação de pessoas por acidentes, desastres de reatores nucleares como Chernobyl, envenenamento por radiação, poluição, câncer, doenças cardíacas, todas as doenças e todas as relações os rompidos, todos os pensamentos, todas as crianças órfãs, todas as drogas, todo crime, todas as negligências de todas as formas, todas as confusões, todos os conflitos, todas as lutas, todas as decepções, todas as ansiedades, todos os medos, todas as culpas, todas as depressões, todas as tristezas, todas as falhas, todo remorso, assim como toda luxúria, egoísmo, orgulho, ódio, cobiça, rebelião, assassinato, roubo e atos sexuais fora do casamento, irresponsabilidade e desobediência aos pais.

Em resumo: todo mal, toda tristeza, todo fracasso, toda morte é por causa do pecado.

E as pessoas que não acreditam no pecado e não entendem a queda não podem diagnosticar melhor o dilema humano. É impossível entender o mundo. É impossível entender o cosmos, o mundo ordenado da criação. É impossível entender o homem. É impossível entender a desintegração da matéria. É impossível entender o mundo e o universo em colapso. É impossível entender o comportamento do homem se você não entender que tudo isso é produto do pecado. E todo pecado no mundo é resultado da desobediência do homem.

Tudo está errado por causa do pecado. E, finalmente, tudo morre. Tudo no mundo físico morre, e o pecado é o assassino.

E nós realmente precisamos tirar as máscaras que o pecado usa e revelar a cabeça da morte que está por trás da máscara. Charles Haddon Spurgeon. pregou no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, em 21 de maio de 1863, o sermão, “A Morte do Cristão”:

“Quem é o coveiro grisalho que cava o túmulo do homem? Quem é a tentação sedutora que rouba sua virtude? Quem é o assassino que derrota sua vida? Quem é a feiticeira que primeiro engana e depois amaldiçoa sua alma? O pecado. Quem, com o hálito gelado, vingança das belas flores da juventude? Quem quebra o coração dos pais? Quem leva os cabelos grisalhos dos velhos com tristeza para o túmulo? O pecado. Quem, por uma metamorfose mais hedionda do que Ovídio jamais imaginou, transforma crianças gentis em víboras, mães delicadas em monstros e seus pais em piores que Herodes? Os assassinos de sua própria inocência? O pecado. Quem lança o fruto da discórdia nos corações da família? Quem acende a tocha da guerra e carrega em chamas sobre terras trêmulas? Quem, por divisões na igreja, rasga a túnica perfeita de Cristo? O pecado. Quem é essa Dalila que canta ao nazireu adornado e entrega a força de Deus nas mãos dos incircuncisos? Quem, com sorrisos cativantes no rosto e bajulação de mel na língua, fica à porta para oferecer os ritos sagrados de hospitalidade e, quando a desconfiança adormece, traiçoeiramente perfura nossas têmporas com um prego? Que sereia é essa que, sentada em uma pedra à beira da piscina mortal, sorri para enganar, canta para seduzir, beija para trair e passa o braço em volta do pescoço para pular conosco para a perdição? O pecado. Quem transforma o coração suave e gentil em pedra? Quem arrancou a razão de seu elevado trono e leva pecadores enlouquecidos como os porcos Gadarenos a despencarem de um precipício para dentro de um lago de fogo? O pecado.”

Toda a criação, em todos os aspectos, está sofrendo coletivamente através das dores da maldição que Deus colocou sobre ela, a futilidade, a incapacidade de ser o que foi projetado para ser, e isso é tudo resultado do pecado.

Por causa do pecado, agora nenhuma parte da criação existe como Deus pretendia que fosse. Você não é do jeito que Deus pretendia que fosse. Não sou do jeito que Deus pretendia que eu fosse.

Os pássaros não são do jeito que Deus queria que fosse, e os animais não são do jeito que Deus queria que eles fossem, e as plantas não são do jeito que Deus queria que fosse, e as sementes da terra não são do jeito que Deus queria que fosse, e a água não é da maneira que Ele pretendia, a terra e as montanhas, e todos os maravilhosos específicos do reino estelar. Todos os planetas, e todas as estrelas, e tudo o que acontece no infinito não é o que Deus originalmente queria que fosse.

Tudo está limitado a algum nível de futilidade. Tudo foi sujeito, o que significa que foi derrubado; sustenido, foi levado abaixo. A futilidade é emataiotēs em grego, e basicamente significa "não ter sucesso". Seria um bom significado para a palavra. Ou outra maneira de dizer isso, "incapaz de atingir uma meta". Ser um fracasso, basicamente.

Portanto, todo o universo criou falha em ser o que Deus o projetou para ser. Está tudo aquém da intenção de Deus. É incapaz de alcançar seu objetivo. Foi literalmente, na queda, submetida a uma existência fracassada.

Há uma escravidão à corrupção. A escravidão indica uma incapacidade de se libertar, um cativeiro que não pode ser quebrado. Aqui está este universo, sem sucesso, tentando alcançar o objetivo pretendido. É impossível fazer isso. Nada no universo pode ser o que Deus o projetou para ser. E, portanto, está escravizado aos princípios de corrupção. Isso simplesmente pode ser definido por duas palavras: decadência e finalmente morte. Tudo está em decadência e rumo à extinção. Tudo no universo está indo nessa direção. A coisa toda está escravizada à corrupção.

É assim que é no universo. Tudo tende à morte. Tudo está em processo de decadência. Todo o universo sente o efeito de ter sido, por Deus, submetido à futilidade.

Você vai de um universo, onde Deus disse que Ele viu tudo e era muito bom, para um universo onde nada é muito bom. Tudo está arruinado. Tudo é afetado pela interferência e, finalmente, se dirige para a morte. Esta é uma mudança profunda. Esta é uma alteração por atacado. Esta é uma versão completa.

Toda a morte que existe no universo pode ser rastreada até um homem, Adão. O que Adão fez no Jardim, o que ele fez quando sua esposa o levou a fazer isso, literalmente, trouxe pecado a este universo, e com isso trouxe morte a todo o universo, pois Deus submeteu tudo à futilidade, levou a escravidão à corrupção e a deixou gemer e sofreu até o dia em que Ele renovar a terra, quando mitigar a maldição e, finalmente, no fim do reino milenar, quando Ele elimina a criação caída e cria um novo céu e nova terra.

A doutrina cristã da redenção afirma que a obra redentora de Cristo tem implicações cósmicas. Em Apocalipse, é prometida uma nova criação, um novo céu e uma nova terra, onde a maldição do pecado será removida e a harmonia original será restaurada (Apocalipse 21-22). Isso reflete a esperança de que a decadência atual do universo não é o estado final, mas que haverá uma renovação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página